07 de Abril – Dia Mundial da Saúde

Será que ser saudável significa que você tem ausência de doenças?

Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém a falta de enfermidades não significa presença de saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.

A Organização Mundial definiu que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

A saúde deve ser vista portanto como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só por meio do tratamento de doenças ou de sua prevenção, mas também através da qualidade de vida.

De acordo com a Lei nº 8.080, de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para haver saúde, alguns fatores são determinantes, tais como: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. O papel do Estado para garantir o bem-estar da população é fundamental, pois é ele o responsável pela qualidade de vida de cada cidadão.

Percebe-se, portanto, que todos os fatores, por mais irrelevantes que possam parecer, afetam a vida de um indivíduo e, consequentemente, a sua saúde.

E o que podemos fazer então no nosso dia-a-dia? Podemos tentar adotar algumas práticas mais saudáveis e torná-las um hábito. Com o tempo estes novos hábitos se tornam rotina e a qualidade de vida é transformada para melhor!

Veja abaixo algumas dicas para melhorar a sua saúde!

  • Alimentar-se da melhor maneira possível;
  • Praticar atividades físicas;
  • Ingerir no mínimo dois litros de água por dia;
  • Colocar em sua rotina atividades prazerosas;
  • Evitar fazer uso de cigarros;
  • Ter boas noites de sono;
  • Evitar atividades que causem estresse;
  • Utilizar remédios apenas com recomendação médica;
  • Não comparar o seu padrão de vida com o de outras pessoas.

Manter-se feliz e positivo diante da vida também é uma forma de ter saúde!

Espero que tenham gostado do post de hoje! Beijos nutridos e até a próxima!

© 2023 RENATA FERRACIOLI