5 Dicas para Lancheira

Organizar a lancheira tanto das crianças como dos adultos pode ser uma ótima opção para quem quer começar a próxima semana com disciplina e além disso consumindo lanches mais saudáveis e nutritivos. Quando você passa o dia todo na rua e tem o hábito de comer entre as refeições, é imprescindível fazer e levar os próprios lanches de casa, pois dessa forma, além de economizar financeiramente (o preparo dos próprios lanches possui um custo menor em relação aos lanches comprados todos os dias), simultaneamente melhora a qualidade da sua alimentação e consegue planejar a sua alimentação da semana.

Para garantir um cardápio com comida de verdade em todas as refeições, você não precisa transformar a sua cozinha em padaria, de onde saem do forno pães, biscoitos e bolos diariamente! Evite o consumo de alimentos ultraprocessados, como por exemplo: barrinha de cereal, os pacotes de chips e salgadinhos, o achocolatado e os sucos de caixinha em porção individual e a bisnaguinha. Por outro lado, você não precisa substituir um salgadinho industrializado por outro feito em casa! A hora do lanche é um ótimo momento para incluir mais alimentos in natura nas suas refeições.

Abaixo seguem 5 dicas para te ajudar!

1. Planejamento é a palavra-chave!

Ao pensar no cardápio da semana para elaborar a lista de compras, inclua todas as refeições, inclusive as do lanche. O primeiro passo é pensar em quais preparos de lanches vai realizar para depois comprar os alimentos necessários. O segundo passo é aproveitar o preparo de uma receita para a lancheira do dia seguinte. Por exemplo: se preparar frango desfiado para o jantar, prepare a mais para o sanduíche da lancheira.

2. Feira combina com lancheira!

Por falta de hábito, muitas pessoas esquecem que os alimentos podem ir para a lancheira crus. E não apenas as frutas. Alimentos como: tomate cereja, rabanete, palitinho de cenoura, pepino, salsão e erva-doce são opções bem práticas e deliciosas. O segredo é colocar na rotina o dia da feira.

3. Frutas e mais frutas!

A maçã não parece mais apetitosa na lancheira? Experimente fatiar e assar com especiarias. Parece um trabalhão? Não é não! Apenas 5 minutos no micro-ondas. O mesmo vale para a pera. Mande ou leve na lancheira com um pote de iogurte. Sucesso garantido!

4. Granola é um trunfo!

Na granola costuma ter um pouco de tudo: aveia, castanhas, sementes e frutas desidratadas. Além de ser um produto mais barato e nutritivo, você também pode fazer em casa, economizando ainda mais! E vai bem com vários tipos de alimentos!

5. Use o congelador
Bolos congelam superbem. Você pode assar um bolo simples ou fazer também pão caseiro. Fatie e congele. Lembre-se de tirar do congelador no dia anterior e pronto!

Dúvidas? Me mande uma mensagem e terei o maior prazer em te ajudar!

Beijos nutridos!

© 2023 RENATA FERRACIOLI