As consequências das dietas da moda na sua saúde  – 1/3

Oi galera, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre um assunto que têm gerado muita dúvida nos atendimentos de nutrição: As famosas Dietas!!

Muitas pessoas nos perguntam: “Qual a melhor dieta para perder peso?”

E nós (Nutris) sempre respondemos aos pacientes/clientes que o resultado esperado não virá da dieta perfeita, mas sim, das mudanças de hábitos realizadas no dia-a-dia. Até porque a perda de peso vem como consequência de um estilo de vida equilibrado e saudável.

“Mas Nutri, por que não devo seguir uma dieta se todo mundo indica?” 

Porque existem consequências para a sua saúde. Muitas vezes elas vão te causar mais prejuízo do que benefício e a maioria dos praticantes de dietas só mostram o sucesso instantâneo (aquele momento no qual se aplica a dieta), mas não mostram as consequências adquiridas após este processo. Mas mantenha a calma que nós vamos te ajudar com este post, explicando como essas dietas funcionam, em quais momentos elas são indicadas e quais as suas consequências se não forem orientadas por um profissional, no caso o Nutricionista. 

  1. Dieta Cetogênica

Na dieta cetogênica, quase 90% das calorias diárias são derivadas de proteínas e lipídios (gorduras). Esse tipo de dieta induz a cetose como resposta metabólica do organismo à baixa ingestão de carboidratos. Daí o nome desta dieta. Mas o que é cetose?

A cetose é um processo natural que ocorre quando a produção de energia para o organismo é feita a partir da queima de gordura porque não há quantidade suficiente de glicose disponível no corpo. Ela pode acontecer em períodos de jejum ou como consequência de uma dieta restrita em carboidratos (como falado acima).

Sob condições fisiológicas normais, a produção de corpos cetônicos através da cetose é insignificante, sendo transportado para a corrente sanguínea e facilmente metabolizado pelos tecidos ou eliminado pela respiração. No entanto, esses compostos acumulados em níveis acima do normal em condições de superprodução podem causar alguns efeitos no organismo como: dor de cabeça, náusea, vômito, constipação, hipoglicemia e aumento significativo dos níveis de ácido úrico. 

Se você já fez esta dieta ou conhece alguém que fez, pode ter sentidos os sintomas citados acima ou escutado dos seus amigos as mesmas queixas. Se permanecer nesta dieta por muito tempo, esses sintomas podem evoluir e trazer complicações mais graves como por exemplo: desencadear crises de enxaqueca, irritação do esôfago (devido aos vômitos), ocasionar dores nas articulações e cálculos renais (pelo acúmulo de ácido úrico).

Porém existem situações específicas em que a dieta cetogênica é indicada (e ainda estudada). Por exemplo, como sendo parte do tratamento de pacientes com epilepsia refratária, apresentando melhores resultados em crianças. Portanto se estiver com dúvidas em relação á alimentação, procure um Nutricionista! Ele (a) é o único profissional capacitado para te ajudar corretamente e te ajudar a ganhar mais saúde!

Este é o primeiro de três textos sobre Dieta x Saúde. Aguarde as próximas publicações! 

Matéria escrita em parceria com a Nutricionista Karine Abe! 

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho? Siga-nos nas nossas redes sociais: 

Instagram e Facebook: @deualoucananutri e @nef.renataferracioli

Sites: www.deualoucananutri.com.brwww.renataferracioli.com.br

Beijos Nutridos!

© 2023 RENATA FERRACIOLI