Água com Limão X Saúde Bucal

Oi gente, tudo bem? Hoje venho abordar um assunto muito importante e que gera dúvida em muitas pessoas: Água com limão pra emagrecimento!

Não é difícil encontrar na internet diversos sites dizendo que ingerir água com limão faz emagrecer pois elimina gordura. Mas você sabia que além desta informação estar completamente errada ainda existe um grande malefício para a sua saúde bucal!? Os seus dentes podem sofrer sérias consequências com esta prática!

Para explicar mais detalhadamente esta questão chamei uma excelente profissional e parceira da área da saúde, a dentista Maria Clara Lago Zanusso para descrever melhor o que acontece com seus dentes quando você realiza uma ingestão prolongada de um alimento bastante ácido.

“O esmalte é a parte mais externa dos dentes e a mais dura do corpo humano. Ele é composto por um mineral chamado hidroxiapatita. Esse mineral é cristalino e contém cálcio e fósforo. O suco do limão (que tem ácido cítrico) deixa o meio bucal ácido e causa a dissociação (separação) entre o cálcio e o fósforo deste esmalte. Quando este esmalte se desgasta o dente torna-se sensível e mais propenso a ter cáries. Portanto, o consumo diário de alimentos e bebidas muito ácidos pode prejudicar seus dentes se não tomar os cuidados necessários”, diz Maria Clara L. Zanusso.

E além disso, você sabe porque a água com limão não elimina gordura? Não existe nenhum alimento específico no qual você faça a ingestão e este reduza a gordura, como num passe de mágica.

As gorduras representam a maior reserva de energia do organismo. Ela é a forma de armazenamento de todo o excesso de nutrientes, quer este excesso seja oriundo dos carboidratos, proteínas ou mesmo dos próprios lipídios (gorduras).

Durante a atividade física todos estes nutrientes são metabolizados (utilizados), embora em proporções diferentes. A utilização de gordura como fonte de energia depende de alguns fatores, tais como:

  • Sexo;
  • Diferenças entre os metabolismos das pessoas;
  • Estado nutricional;
  • Nível de treinamento do indivíduo;
  • Tipo de exercício realizado;
  • intensidade da atividade física;
  • duração da atividade física.

Entretanto, quanto mais tempo você permanecer num exercício de intensidade baixa ou moderada, mais a gordura será utilizada como fonte de energia. Mas atenção! Somente o profissional de educação física é capacitado para te ajudar a realizar estes exercícios de maneira segura e eficaz!

Ou seja, reduzir percentual de gordura não depende somente da ingestão de um único alimento!

Por isso é importante você procurar um profissional específico de cada área para esclarecimentos. Prevenir é sempre o melhor caminho!

Matéria escrita em parceria com a Dentista Maria Clara Lago Zanusso!

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho? Siga-nos nas nossas redes sociais:

Instagram e Facebook: @dra.mariaclaralz e @nef.renataferracioli

Beijos Nutridos!

© 2023 RENATA FERRACIOLI