Itens que você pode substituir nas suas compras! – 2/3
O post de hoje é uma continuação do anterior sobre quais alimentos eu não indico colocar no seu carrinho de compras e por quais (mais saudáveis e saborosos) você pode substituí-los:
1- Temperos industrializados:
Esse tipo de produto possui alto teor sódio (o sódio é um componente do sal. O sódio é um nutriente essencial ao organismo mas, consumido em excesso, comporta sérios riscos para a saúde, estando relacionado com o aumento da pressão arterial).
Ao invés de comprar este item, opte por escolher temperos frescos ou desidratados! Dependendo da região do país que você mora existe a oferta de mais ou menos temperos, porém, nunca é difícil achar (principalmente em feiras) uma cebolinha e uma salsinha por exemplo. O alho e a cebola também são excelentes opções para temperar os mais diversos pratos, sendo muito democráticos no paladar e compostos por substâncias que são antibactericidas e antioxidantes melhorando o seu sistema imune.
Curiosidade: Você sabia que cerca de 10% do sódio ingerido tem origem no conteúdo natural dos alimentos e o restante é proveniente de adição nos alimentos processados durante a sua fabricação?
2- Suco de caixinha:
É muito difícil encontrar um suco de caixinha que contenha 100% de suco de fruta. Muitas vezes estes produtos possuem adição de açúcar (para deixar o produto mais doce e mais palatável – mais prazeroso ao paladar), adição de água e de diversos conservantes (a fim de manter o produto por mais tempo na prateleira sem estragar).
Uma excelente opção para se realizar a troca são as frutas naturais! Ao invés de comprar o suco na caixinha, opte pelas frutas frescas da estação (que estão em abundância e com o preço melhor). Assim você garante mais sabor além de consumir diversas vitaminas e minerais.
3- Margarina:
A margarina é um produto que possui muita gordura saturada e elementos químicos, como por exemplo: conservantes e estabilizantes (utilizados pela indústria alimentícia para aumentar o tempo de prateleira do produto mantendo suas características de aroma, cor e sabor e estabilizantes para manter a sua textura). Entretanto este tipo de produto não agrega em nenhum quesito para a sua saúde.
Uma boa substituição é trocar a margarina por outras preparações que podem ser feitas em casa, sendo muito mais nutritivas e saborosas como: húmus, requeijão e pasta de amendoim caseiros, guacamole e patês. Você pode abusar da sua criatividade e misturar diversos ingredientes! Quanto mais frescos e naturais, melhor!
E aí gostou das dicas de hoje? Você possui o costume de comprar estes produtos e consumi-los? O que acha de realizar estas trocas? Tenho certeza que além de ganhar no quesito saúde o seu bolso também vai agradecer. E nada melhor do que aliar uma boa alimentação com o preço acessível não é mesmo?
Conte comigo para te ajudar a melhorar a sua saúde!
Este é o segundo texto de uma série sobre Substituições Eficientes no Supermercado!
Beijos Nutridos e até o próximo post!