A importância da pesquisa científica para a sociedade

Ciência e tecnologia são as bombas propulsoras responsáveis por alavancar o desenvolvimento da sociedade, principalmente na área relacionada a saúde. Através desta produção de conhecimento gerada por cientistas e pesquisadores de todo o mundo são feitas descobertas e inovações que transformam (pra melhor) a vida de bilhões de pessoas.

Como exemplo prático, podemos citar a descoberta da penicilina, um antibiótico usado com muito sucesso no tratamento de infecções causadas por bactérias e que revolucionou a medicina.

Também podemos citar o exemplo que estamos vivendo atualmente nesta pandemia. Incansáveis pesquisas estão sendo feitas para descobrir vacinas e tratamentos contra este novo vírus.

Em relação às linhas de pesquisas, cada pesquisador possui um interesse interno próprio e um nível motivacional, mas geralmente esse interesse tem relação com sua história de vida, seus princípios, desejos e também se relaciona com o meio no qual ele vive.

Além disso, as situações que surgem no cotidiano, que aparentemente não possuem solução ou que possuem potencial para serem melhoradas geram estímulos e a necessidade de alavancar soluções eficientes (estas feitas através das pesquisas científicas) que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Muitos trabalhos podem durar de meses a anos para se concretizarem, pois existem diversos protocolos e fatos a serem testados e seguidos afim de demonstrar ou provar o estudo em questão. O alto nível de complexidade também é relevante: Quanto mais complexo for, mais tempo ele pode levar para ser produzido.

Portanto, quanto mais equipamentos e mais recurso financeiro é destinado a uma pesquisa, mais rápido ela avança. Investir em pesquisa científica viabiliza melhorias significativas no nosso dia a dia. Além disso, a complexidade dos desafios do mundo moderno coloca a ciência cada vez mais em evidência. Enalteça os pesquisadores e cientistas, principalmente do nosso país, que contribuem tanto para o avanço da nossa sociedade.

© 2023 RENATA FERRACIOLI