Atividades divertidas com os pequenos dentro de casa
As crianças possuem muita energia e criatividade. E em época de reclusão, ficar em casa com os pequenos querendo gastar todas essa energia pode ser um tremendo desafio não é mesmo? Pensando nisso, listei quatro brincadeiras (econômicas) que podem ser feitas com bexigas ou bolas de meia (e o que mais você tiver em casa) que estimulam a criatividade dos seus filhos e ainda auxilia os pequenos a realizar uma atividade física divertida e prazerosa, estreitando os laços entre toda a família.
1- Tênis de bexiga
Você pode utilizar bexigas, bolas de meia ou bolas feitas de pano de prato para esta brincadeira (quanto mais macio o material melhor! Em locais com pouco espaço, um objeto mais enrijecido pode machucar),improvise as raquetes (pode utilizar pratos descartáveis de papelão por exemplo), e delimite uma linha dividindo o campo (utilize fita adesiva ou barbante) e comece a brincadeira! As regras podem ser construídas com as próprias crianças. Mas não crie regras muito complicadas para as crianças menores, ok? Deixe a brincadeira sempre divertida!
2- Corrida do pinguim
Os materiais são os mesmos: bexiga, bolas de meia e barbante ou fita adesiva. Faça uma linha de chegada e coloque a bexiga entre as pernas das crianças e peça para andarem até a linha de chegada segurando a bexiga entre as pernas.
3- Controle da bexiga
Faça um cone de papel e coloque a bexiga dentro dele. Peça para as crianças andarem pela sala segurando o cone com a bexiga e equilibrando a mesma dentro do cone. Se for muito fácil, introduza pequenos desafios como para agachar e levantar e manter o equilíbrio da bexiga.
4- Labirinto de barbante
Em um corredor, coloque barbantes ou papel crepom entrelaçados e em várias direções, montando um labirinto para as crianças atravessarem. Como item de desafio, peça para carregarem uma bexiga na mão (ou bola de meia) sem derrubar enquanto atravessam o labirinto. Esta atividade estimula os pequenos a realizarem diversos movimentos diferentes como rastejar, agachar e ainda trabalha com o equilíbrio e raciocínio.
A criatividade pode rolar solta! Tenho certeza que tanto os adultos quanto as crianças vão se divertir demais!