Como melhorar a flexibilidade!

Flexibilidade é a capacidade de uma articulação e dos músculos que a envolvem de se moverem com completa ou ótima amplitude de movimento. Quando melhoramos essa amplitude, os nossos movimentos ficam mais fluidos e eficientes.

Diversos fatores influenciam a flexibilidade, tais como: idade, sexo e nível de atividade física. Pessoas mais ativas possuem mais flexibilidade quando comparadas com as menos ativas.

Geralmente as mulheres também costumam apresentar uma flexibilidade e amplitude de movimento  um pouco maior quando comparadas aos homens. Quando não realizamos os exercícios de alongamento, a nossa flexibilidade tende a ficar menor. E conforme os anos passam e a idade aumenta, essa tendência é similar. Ou seja: quanto mais sedentários ficamos e quanto mais o tempo passa, menor fica também a nossa capacidade de alongar. Pensando nisso, listei abaixo 3 sugestões para você melhorar e/ou aumentar a sua flexibilidade e a sua amplitude de movimento:

  1. Frequência: Execute os exercícios de alongamento por pelo menos dois ou três dias na semana. É importante que realize também quatro repetições de cada alongamento.
  2. Tempo: Realize pelo menos dez minutos diários.
  3. Intensidade: Geralmente os exercícios de alongamento são feitos até o ponto de maior tensão sem desconforto dentro da amplitude de movimento da articulação. Se um exercício causa desconforto, desfaça-o suavemente. E fique atento! Um alongamento não pode causar dor!

Quando ocorre o aumento da flexibilidade, as suas atividades diárias (atividades que realizamos corriqueiramente como amarrar os cadarços do tênis, pegar um objeto no fundo de um armário e etc), também se tornam mais eficientes! E com a melhora na execução da atividades diárias quem ganha portanto é você! Por exemplo, ganha no aumento da sua qualidade de vida!

 

© 2023 RENATA FERRACIOLI