Como posso criar motivação para praticar exercícios?

A atividade física insuficiente é um fator de risco principalmente para doenças não transmissíveis e afeta negativamente a saúde mental e a qualidade de vida.Esses níveis são particularmente altos e ainda aumentam nos países de alta renda; em todo o mundo, as mulheres são menos ativas do que os homens, segundo a OMS. Mas esta informação não é nova, pelo contrário, através da tecnologia este fato é disseminado facilmente. Mas diante de tanto acesso ás informações, por quê ainda não nos motivamos para realizar uma atividade física?

Somos conscientes da importância e das consequências desses comportamentos para nossa saúde (tanto a física quanto a mental). Apesar disso, ainda continuamos tendo muita dificuldade em adotar hábitos que, além de beneficiarem nosso estado geral de saúde, ainda apresentam um grande impacto econômico positivo se pensarmos no custo tratamento versus prevenção.

Se apenas ser consciente não é suficiente para gerar motivação para praticar exercícios físicos, o que podemos fazer a respeito então?

1- A estratégia de ouro para criar motivação é: começar a praticar exercícios físicos!

Devemos demandar algum esforço sim, principalmente no início deste processo. Mas é totalmente necessário, pois é através do hábito que conseguimos estabelecer uma rotina e agregar esta rotina ao nosso estilo de vida. Também é através da associação que o nosso cérebro libera serotonina e endorfina, responsáveis por nos proporcionar uma sensação prazerosa após a atividade. Assim como a dopamina, pois é através da prática de exercícios que este neurotransmissor é liberado e nos transmite a sensação de prazer após nos exercitarmos, gerando estímulo e motivação para realizar ainda mais .Sendo assim, o segundo ponto para criar motivação para se exercitar é:

2- Estabelecer a prática de exercícios como hábito diário! Incorpore na sua rotina!

Inicialmente, não será tão simples criar esse hábito, mas você deve persistir. Isso porque existe um tempo para essa nova rotina se tornar um hábito, em torno de três meses. Insista na prática de exercícios, por no mínimo 90 dias. Imagine os benefícios a longo prazo promovidos pelo hábito de se exercitar. Lembre-se de que quanto mais você praticar atividades, mais fácil (e prazerosa) se tornará essa prática!

3- Criar uma aproximação com os exercícios que lhe forem mais agradáveis;

O ideal é começar aos poucos, não iniciar com algo muito difícil ou muito desgastante; se isto acontecer, a percepção negativa que provavelmente já existe será reforçada e não existirá motivação para praticar exercícios físicos. Procure também realizar o que lhe agradar mais, por exemplo, se não gostar de ir uma academia para não se sentir trancado em uma sala, comece fazendo algo ao ar livre! Ou ainda, se não gosta de caminhar, mas gosta de nadar, comece pela natação! Se não gosta de “puxar ferro” em uma sala de musculação mas gosta de dançar, inicie pela dança! Faça o que lhe agrade mais! Com certeza a sua realização de exercícios se tornará muito mais prazerosa!

Conte comigo pra te ajudar!
Beijos e até a próxima matéria!
© 2023 RENATA FERRACIOLI