Faça exercícios porque se ama!
Oi gente! Como vocês têm passado esse tempo de reclusão? Hoje me deparei com uma frase que nos ajuda a refletir um bocado em relação a nós e nossos corpos: ” Se exercite porque você ama seu corpo e não porque você o odeia”! Muitas vezes sentimos pressão por parte da mídia para nos encaixarmos num padrão de corpo que a sociedade atual cultua (corpos excessivamente magros).
E o exercício passa a se tornar um meio para isso, para este objetivo exclusivo. Entretanto, devemos levar em consideração que o exercício físico não é um meio apenas para modificar fisicamente o nosso corpo. Através dele conseguimos dormir melhor, sentir prazer e bem-estar (através da liberação de hormônios como a endorfina), melhorar o nosso humor, sentir mais disposição, estreitar os laços familiares (realizando exercícios ou alongamentos em família nesta quarentena, por exemplo), sentir mais energia e menos preguiça.
Contudo, muitas vezes percebo que grande parte das pessoas preferem priorizar o exercício para atingir apenas o padrão de “beleza” da magreza. Deixo entre aspas a palavra beleza pois é algo muito relativo e particular de cada um. O que é belo para um, pode não ser para o outro. E nunca vamos agradar a todos! Pense bem, vale muito mais a pena agradar a si mesmo! Estar em paz de espírito consigo! Não realizar exercícios do qual gosta ou prefere, ou realizar demasiadamente, prejudicando a sua própria saúde são tão ruins fisicamente quanto mentalmente! A frustração na maioria das vezes anda junto com o que não gostamos. Quando você realiza atividades e exercícios que lhe fazem bem, também auxilia na sua saúde mental!
Por isso, quando pensar em realizar exercícios, pense em melhorar o seu bem estar e não em alcançar um padrão que é mutável e que pode não lhe fazer bem, tanto mentalmente quanto fisicamente.