Prevenção de cáries com boa alimentação!
Você sabia que alguns alimentos e hábitos podem favorecer o surgimento de cáries nas crianças? E mais: sabia que essas cáries podem prejudicar (e muito) a saúde bucal dos pequenos? Elas podem ocasionar infecção crônica, inflamação e dor na boca podendo contribuir ainda com desnutrição, mau desenvolvimento orofacial, diminuição no desempenho escolar e consequentemente redução na qualidade de vida!
Alimentos ricos em gordura e açúcar são alguns dos responsáveis por esse surgimento, por exemplo: leite fermentado, refrigerantes, refrescos em pó, cereais matinais açucarados, gelatina em pó com sabor, guloseimas como balas, chicletes, pirulitos e chocolates e iogurte com sabores e do tipo petit suisse, biscoitos e bolachas doces com recheio ou cobertura, bolinhos industrializados, empanado de frango tipo nugget, macarrão instantâneo, pão de queijo pronto para assar, salgadinhos de pacote, salsicha e sorvete industrializado.
Mas as cáries podem ser evitadas! Como? Eu e a dentista @dra.mariaclaralz especializada em odontopediatria listamos abaixo algumas soluções tanto para a higiene das crianças quanto na alimentação a fim de evitar o surgimento dessas cáries!
- Aleitamento materno exclusivo até 6 meses de idade;
- Incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes;
- Não oferecer alimentos com açúcar e bebidas açucaradas (principalmente na hora de dormir ou durante o sono) como os exemplos acima;
- Evitar comer refeições que não estejam programadas, o famoso “beliscar”;
- escovar os dentes da criança pelo menos 3 vezes ao dia, principalmente antes de dormir;
- Usar pasta de dente com flúor (1.100 ppm);
- Realizar visitas regulares ao dentista.
Gostou deste post? Envie para seus amigos! Compartilhe com a família!
Beijos nutridos e até a próxima!